O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) pode afetar adultos, manifestando-se com sintomas semelhantes aos da infância. O diagnóstico é desafiador e requer uma avaliação detalhada por um médico especializado. 

Sintomas
DesatençãoDificuldade de concentração, esquecimentos, perda de objetos, dificuldade de seguir instruções
ImpulsividadeDificuldade em esperar a vez de falar ou agir sem pensar nas consequências
HiperatividadeInquietação, agitação, sensação de estar “a mil por hora”
EmoçõesOscilações de humor, sensibilidade emocional, dificuldade para manter relacionamentos
ComportamentosDificuldade para concluir tarefas, procrastinação, instabilidade profissional, maior incidência de acidentes de trânsito

O TDAH em adultos pode ser mais difícil de diagnosticar porque os sintomas podem ser semelhantes aos de outros transtornos mentais, como os transtornos do humor e os transtornos da ansiedade. 

Tratamento

O tratamento do TDAH em adultos pode incluir: 

O primeiro passo para mudar a direção é procurar ajuda caso a história de vida e sintomas se assemelhem aos descritos.

TESTE TDAH ADULTO PDF ASRS 18 – PDF -Transtorno do Déficit de Atenção no adulto

ASRS 18 – ESCALA TDAH – PDF

A prevalência do TDAH na Infância é de 5% da população. Mais de 2/3 desta população persiste com sintomas na idade adulta. Estudos recentes mostram início do transtorno na idade adulta.



As características abaixo são mais comuns em adultos:


✅ Dificuldade de Gerenciar o tempo, com atrasos frequentes em compromissos

✅Cumprir tarefas apenas na última hora (Procrastinação)

✅ Impulsividade: términos de relacionamento abruptamente, trocas de emprego sem planejamento, problemas no trânsito (multas, acidentes)

✅ Desregulação Emocional – variação em minutos a horas de grande empolgação a irritabilidade/frustração

✅ Desmotivação quando não há tarefa mais desafiadora ou ameaça (por exemplo, perder o emprego)

✅ Dificuldade em gerenciar emoções negativas: isso pode acarretar isolamento e procrastinação

✅ Grande comorbidade com transtornos depressivos, ansiosos, uso de substâncias e Transtorno Explosivo Intermitente.

Fonte: UptoDate 2019

TDAH em adultos: diagnóstico e tratamento

Reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) tornou-se mais conhecido pela maioria da população nos últimos anos. 

O que é TDAH?

O TDAH é um distúrbio neurológico que geralmente aparece na infância e, na maioria dos casos, acompanha a pessoa até a idade adulta. Estudos recentes descobriram que uma grande percentagem de adultos com TDAH não desenvolveu o transtorno quando crianças.

Caracteriza-se principalmente por alterações no cotidiano do paciente, causando inquietação, falta de atenção e até alterações de humor.

Segundo a Associação Brasileira de Déficit de Atenção, pesquisas realizadas em diversos países, inclusive no Brasil, mostram que cerca de 5% a 8% das pessoas no mundo têm a condição.

Os sintomas são mais comuns em crianças e adultos jovens, mas podem persistir durante muitos anos, embora muitas vezes se tornem mais fracos. Estima-se que mais de 60% das crianças com TDAHhttps://tdah.org.br/ quando crianças entram na idade adulta e nas mudanças que daí decorrem.

Quais são as causas?

Os pesquisadores não têm certeza do que causa o TDAH, embora muitos estudos sugiram que a genética desempenha um papel importante. Como muitos outros transtornos, o TDAH pode ser causado por uma combinação de fatores.

Além da genética, os pesquisadores estão analisando fatores ambientais que podem aumentar o risco de desenvolver TDAH e estudando como os danos cerebrais, a nutrição e o ambiente social podem desempenhar um papel no TDAH.

É importante ressaltar que muitas pesquisas ainda estão em desenvolvimento e as causas ainda estão sendo pesquisadas.

Sintomas de TDAH em adultos

Este transtorno  é caracterizado por sintomas relacionados à falta de atenção, extrema tensão e imobilidade. Muitas vezes, o TDAH em adultos causa falta de atenção, principalmente em assuntos relacionados ao trabalho e à vida cotidiana.

Entre os principais sintomas estão:

  1. Falta de concentração e atenção;
  2. Dificuldade em concluir procedimentos;
  3. Entediado;
  4. Dificuldade em planejar e executar tarefas;
  5. Eles comem;
  6. Instabilidade na carreira;
  7. Alto nível de acidentes de trânsito;
  8. Preocupar;
  9. mudanças frequentes de humor;
  10. Sempre esqueça;
  11. Dificuldade em ouvir e esperar a sua vez de falar;
  12. Erros repetidos.

Existem outros sintomas comuns de TDAH em adultos, incluindo aqueles relacionados a relacionamentos. A taxa de divórcio, separação de cônjuges e dificuldades de relacionamento é muito elevada.

A presença de um ou mais dos sintomas listados acima não significa necessariamente a presença da doença. Por isso, é muito importante procurar ajuda médica para que o diagnóstico seja confirmado ou descartado.

Diagnosticando TDAH em adultos

Mudanças no dia a dia de uma pessoa são sinais de que ela pode ter TDAH. Eles são o primeiro passo para conseguir diagnosticar a doença, mas é necessário consultar um especialista.

Uma “entrevista” é realizada com o paciente. É realizado por um psiquiatra ou neurologista que entenderá o caso e indicará a verdadeira causa dos sintomas. No caso de crianças, o médico recomendado é o neurologista pediátrico.

Muitos desses sintomas podem estar relacionados a outros problemas. Entre os mais comuns estão: depressão, ansiedade, alimentação excessiva, distúrbios do sono, dependência de drogas e álcool e dislexia. Portanto, apenas um especialista pode confirmar ou descartar o diagnóstico de TDAH em adultos.

Como tratar o TDAH em adultos?

Na maioria dos casos, o tratamento do TDAH em adultos é feito com uma combinação de medicamentos e terapia cognitivo-comportamental.

Lidar com o TDAH em adultos é desafiador, mas existem muitas estratégias que podem ajudar uma pessoa a manter uma agenda tranquila, tanto na vida pessoal quanto profissional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Escanear o código
Olá
Podemos ajudá-lo?