O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) pode afetar adultos, manifestando-se com sintomas semelhantes aos da infância. O diagnóstico é desafiador e requer uma avaliação detalhada por um médico especializado.
Sintomas | |
---|---|
Desatenção | Dificuldade de concentração, esquecimentos, perda de objetos, dificuldade de seguir instruções |
Impulsividade | Dificuldade em esperar a vez de falar ou agir sem pensar nas consequências |
Hiperatividade | Inquietação, agitação, sensação de estar “a mil por hora” |
Emoções | Oscilações de humor, sensibilidade emocional, dificuldade para manter relacionamentos |
Comportamentos | Dificuldade para concluir tarefas, procrastinação, instabilidade profissional, maior incidência de acidentes de trânsito |
O TDAH em adultos pode ser mais difícil de diagnosticar porque os sintomas podem ser semelhantes aos de outros transtornos mentais, como os transtornos do humor e os transtornos da ansiedade.
Tratamento
O tratamento do TDAH em adultos pode incluir:
- Medicamentos
- Terapia
- Treinamentos para organizar tarefas cotidianas
- Técnicas de reforço positivo
- Reestruturação cognitiva
- Regulação emocional
O primeiro passo para mudar a direção é procurar ajuda caso a história de vida e sintomas se assemelhem aos descritos.
TESTE TDAH ADULTO PDF ASRS 18 – PDF -Transtorno do Déficit de Atenção no adulto
ASRS 18 – ESCALA TDAH – PDF

A prevalência do TDAH na Infância é de 5% da população. Mais de 2/3 desta população persiste com sintomas na idade adulta. Estudos recentes mostram início do transtorno na idade adulta.
As características abaixo são mais comuns em adultos:
✅ Dificuldade de Gerenciar o tempo, com atrasos frequentes em compromissos
✅Cumprir tarefas apenas na última hora (Procrastinação)
✅ Impulsividade: términos de relacionamento abruptamente, trocas de emprego sem planejamento, problemas no trânsito (multas, acidentes)
✅ Desregulação Emocional – variação em minutos a horas de grande empolgação a irritabilidade/frustração
✅ Desmotivação quando não há tarefa mais desafiadora ou ameaça (por exemplo, perder o emprego)
✅ Dificuldade em gerenciar emoções negativas: isso pode acarretar isolamento e procrastinação
✅ Grande comorbidade com transtornos depressivos, ansiosos, uso de substâncias e Transtorno Explosivo Intermitente.
Fonte: UptoDate 2019
TDAH em adultos: diagnóstico e tratamento
Reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) tornou-se mais conhecido pela maioria da população nos últimos anos.
O que é TDAH?
O TDAH é um distúrbio neurológico que geralmente aparece na infância e, na maioria dos casos, acompanha a pessoa até a idade adulta. Estudos recentes descobriram que uma grande percentagem de adultos com TDAH não desenvolveu o transtorno quando crianças.
Caracteriza-se principalmente por alterações no cotidiano do paciente, causando inquietação, falta de atenção e até alterações de humor.
Segundo a Associação Brasileira de Déficit de Atenção, pesquisas realizadas em diversos países, inclusive no Brasil, mostram que cerca de 5% a 8% das pessoas no mundo têm a condição.
Os sintomas são mais comuns em crianças e adultos jovens, mas podem persistir durante muitos anos, embora muitas vezes se tornem mais fracos. Estima-se que mais de 60% das crianças com TDAHhttps://tdah.org.br/ quando crianças entram na idade adulta e nas mudanças que daí decorrem.
Quais são as causas?
Os pesquisadores não têm certeza do que causa o TDAH, embora muitos estudos sugiram que a genética desempenha um papel importante. Como muitos outros transtornos, o TDAH pode ser causado por uma combinação de fatores.
Além da genética, os pesquisadores estão analisando fatores ambientais que podem aumentar o risco de desenvolver TDAH e estudando como os danos cerebrais, a nutrição e o ambiente social podem desempenhar um papel no TDAH.
É importante ressaltar que muitas pesquisas ainda estão em desenvolvimento e as causas ainda estão sendo pesquisadas.
Sintomas de TDAH em adultos

Este transtorno é caracterizado por sintomas relacionados à falta de atenção, extrema tensão e imobilidade. Muitas vezes, o TDAH em adultos causa falta de atenção, principalmente em assuntos relacionados ao trabalho e à vida cotidiana.
Entre os principais sintomas estão:
- Falta de concentração e atenção;
- Dificuldade em concluir procedimentos;
- Entediado;
- Dificuldade em planejar e executar tarefas;
- Eles comem;
- Instabilidade na carreira;
- Alto nível de acidentes de trânsito;
- Preocupar;
- mudanças frequentes de humor;
- Sempre esqueça;
- Dificuldade em ouvir e esperar a sua vez de falar;
- Erros repetidos.

Existem outros sintomas comuns de TDAH em adultos, incluindo aqueles relacionados a relacionamentos. A taxa de divórcio, separação de cônjuges e dificuldades de relacionamento é muito elevada.
A presença de um ou mais dos sintomas listados acima não significa necessariamente a presença da doença. Por isso, é muito importante procurar ajuda médica para que o diagnóstico seja confirmado ou descartado.
Diagnosticando TDAH em adultos
Mudanças no dia a dia de uma pessoa são sinais de que ela pode ter TDAH. Eles são o primeiro passo para conseguir diagnosticar a doença, mas é necessário consultar um especialista.
Uma “entrevista” é realizada com o paciente. É realizado por um psiquiatra ou neurologista que entenderá o caso e indicará a verdadeira causa dos sintomas. No caso de crianças, o médico recomendado é o neurologista pediátrico.
Muitos desses sintomas podem estar relacionados a outros problemas. Entre os mais comuns estão: depressão, ansiedade, alimentação excessiva, distúrbios do sono, dependência de drogas e álcool e dislexia. Portanto, apenas um especialista pode confirmar ou descartar o diagnóstico de TDAH em adultos.
Como tratar o TDAH em adultos?
Na maioria dos casos, o tratamento do TDAH em adultos é feito com uma combinação de medicamentos e terapia cognitivo-comportamental.
Lidar com o TDAH em adultos é desafiador, mas existem muitas estratégias que podem ajudar uma pessoa a manter uma agenda tranquila, tanto na vida pessoal quanto profissional.
- Exercício: reduz o estresse, ajuda a melhorar o humor e ajuda a utilizar mais energia, o que é comum em pessoas com TDAH.
- Mantenha hábitos alimentares saudáveis: também ajuda a aliviar o estresse e a reduzir a ansiedade e a tensão.
- Durma bem: dormir algumas horas por dia pode aumentar os sintomas de TDAH em adultos, prejudicando até mesmo a capacidade de concentração do indivíduo durante o dia.
- Organize e gerencie o tempo
- Utilize uma agenda;
- Faça uma lista de tarefas diárias;
- Evite a procrastinação, pois o esquecimento é um sintoma comum;
- Reserve um tempo durante o dia para determinadas atividades, como ler e responder seus e-mails;
- Configurar um sistema de manutenção de registros;
- Use um relógio ou outro sistema de lembrete;
- Estabeleça prioridades e siga uma programação diária;
- Assuma uma tarefa de cada vez