Quando consultar um Psiquiatra Infantil?
Quando a criança apresentar sinais persistentes de sofrimento emocional, dificuldades comportamentais ou problemas de aprendizagem. Sinais que podem indicar a necessidade de procurar um psiquiatra infantil:
Alterações de comportamento, como hiperatividade, impulsividade e agressividade
- Dificuldades escolares
- Oscilações de humor
- Ansiedades e medos
- Dificuldades de relacionamento com os pares
- Alterações no padrão de sono e alimentação
- Tristeza
- Isolamento social
- Timidez excessiva
- Desatenção
É importante buscar ajuda assim que forem percebidos sintomas diferentes do normal, e principalmente se eles forem persistentes.
Quando procurar ajuda especializada
Uma avaliação precoce pode fazer toda a diferença no tratamento eficaz. Como procurar ajuda especializada





Campo de Atuação do Psiquiatra da Infância e Adolescência | Psiquiatra Infantil
http://www.psiquiatriainfantil.com.br/
Apesar da Pediatria ser considerada especialidade médica há mais de três séculos, ainda hoje se pensa a criança como um “adulto em miniatura.”
A palavra Infante tem origem em in-fantis (aquel e que não fala).
Por todo o século XIX as doenças psiquiátricas de crianças eram misturadas às doenças neuropediátricas, todas dentro da especialidade médica Pediatria, e a instituição de maior importância o hospicio.
A Psiquiatria da Infância é diretamente associada ao retardo mental, como pode ser concretamente demonstraedo pela construção de uma escola especializada junto ao Hospital Juliano Moreira, em Salvador no ano de 1874.
O início do século XX caracterizou-se pelos distúrbios de conduta, quadros demenciais e delinqueinciais, mostrando grande influencia da Medicina legal e teoria da degeneração, de Lombroso.
O tratamento era moral, mental e manual, além de meios físicos como água (sedativo em banhos de imersão a 36 graus). Brometos era usados nas epilepsias, assim como o láudamo e a morfina.
Foram utilizadas em crianças, também a insulinoterapia e a convulsoterapia.
Após 1940, com Stanilsau Krynski, influenciado pela psiquiatria francesa (referenciais psicodiâmicos e psicanalíticos), há uma mudança do modo de tratamento em psiquiatria de crianças.
Em 1950 surgem os primeiros psicofármacos (medicamentos de ação no cérebro para tratar alterações do comportamento), como a clorpromazina, em 1960 os antidepressivos.
O tratamento psicanalítico ganha muita importância.
Com o advento da Antipsiquiatria, nos anos 60, foi fundada a primeira comundade Terapeutica, Leo Kanner, em Porto Alegre.
Desta forma, segundao Assumpção, a psiquiatria da infância veio perdendo cada vez mais sua identidade médica.
Os anos 70 trazem uma nova mudançaç de paradigma, com influência norte-americana, com a invasão de um modelo de pensamento pragmático, classificatório , com uso de antipsicóticos típicos e antidepressivos mais moderno (e de alto custo).
Vem junto a terapia de base cognitivo-comportamental.
Há uma excessiva Neurologização da Psiquiatria infantil nos últimos anos, assim como houve uma excessiva psicologização da mesma há alguns anos.
FORMAÇÃO DE UM PSIQUIATRA DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA
Um psiquiatra da infância e adolescência deve, após fazer 6 anos de medicina, fazer uma residência (especialização) em Psiquiatria Geral que atualmente dura 3 anos, para depois fazer uma segunda especialização em Psiquiatria da Infância e Adolescência (2 anos em média) para poder atuar.
Deve compreender, principalmente o desenvolvimento normal de uma criança, com todas as suas fases, desde a concepção, passando pelo parto, marcos do desenvolvimento, fases do desenvolvimento, escolaridade, cognição.
Campo de atuação do Psiquiatra da Infância e adolescência:
Hiperatividade (TDAH)

Transtornos mentais Orgânicos – secundários a traumas ou doenças orgânicas
Transtornos induzidos por uso de substâncias (drogas ilegais- dependência química)
Esquizofrenia, Psicoses esquizoafetivas, transtornos esquizofreniformes
Transtornos do Humor

- Depressao
- Distimia
- Ciclotiimia
- Transtorno Bipolar (Antiga Psicose Maníaco depressiva)
Transtornos de Ansiedade
- Tiques e transtornos do Impulso (inclusive Tourette)
- Transtorno de Ansiedade
- Fobias
- Pânico (com e sem agorafobia)
- Transtorno Obsessivo Compulsivo
- Histeria, transtornos conversivos e dissociativos
- Transtornos Somatoformes
Transtornos alimentares (bulimia, anorexia, compulsão alimentar)
Depressao e psicoses puerperais

Transtorno disforico pre-menstrual
Personalidade mórbida (diagnóstico de transtornos de personalidade apenas após 18anos)
Transtorno do Desenvolvimento Intelectual (DSM5TR e CID 11) – antigamente chamados de Oligofrenias (baixo quociente intelectual) -PELA CID11 Transtorno do Desenvolvimento Intelectual
· Retardo mental leve,
· moderado e
· grave):
Transtornos de Linguagem
Transtornos do Espectro Autista (TEA)
- Autismo
- Asperger

TDAH – Transtorno do Déficit de Atenção (com) ou sem Hiperatividade
Transtonrno de Conduta
Transtorno Opositivo Desafiador (TOD)
Enurese e Encoprese
Transtorno do descontrole de impulsos
Epilepsia –co-morbidade bastante comum
Agressividade
- Auto-mutilação (autismo, retardo mental e outros) – auto-agressao
- Hetero-agressao
Transtornos do sono
BIBLIOGRAFIA
1) AJURIAGUERRA, Manual de Psiquiatria Infantil, Ed. Masson, 1983.
2) ASSUMPÇÃO, F. Tratado de Psiquiatria da Infância e Adolescência. São Paulo: Atheneu, 2003.
3) LEWIS, Child and Adolescent Pshychiatry, 3a ediçao.
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